O reitor da UFSM, Luciano Schuch, recebeu os presidentes das principais entidades representativas do setor produtivo de Santa Maria, na manhã desta quarta-feira (16). A vice-reitora, Martha Adaime, também participou do encontro.
A reunião marcou justamente a abertura do diálogo entre a UFSM e o setor produtivo local, algo presente na pauta de candidatura de Schuch. O reitor aproveitou para falar um pouco sobre as primeiras ações de sua gestão e o empenho nos compromissos firmados em sua campanha, como o retorno das aulas presenciais; a volta do vestibular; e o resgate da Expofeira.
Retorno das aulas presenciais
O encontro coincidiu com a aprovação do retorno das aulas presenciais. Liziane e demais presidentes comemoraram e parabenizaram o reitor pela decisão. De acordo com a presidente do Secovi, a volta às aulas presenciais tem a capacidade de mudar não só o dia a dia da UFSM, mas de toda a cidade e região: “movimenta toda a cadeia produtiva, mas principalmente o mercado imobiliário. O impacto é positivo e muito grande”, comemora.
Interação
Os presidentes também tiveram a oportunidade de dialogar, apresentando demandas de suas categorias. Algumas dessas demandas podem ter a solução em futuras parcerias com a UFSM. As entidades vislumbram o desenvolvimento dos setores ao intensificarem a interação com projetos, professores, pesquisadores e acadêmicos da instituição. A exemplo do que a Fecomércio-RS realiza com outras instituições de ensino, públicas e privadas, do estado.
Texto: Guilherme Bicca
Foto: Arquivo Pessoal