O Secovi e demais instituições que compõe o Conselho das Entidades Empresariais promoveram, nesta quinta-feira (5), uma palestra do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, em Santa Maria. O encontro aconteceu no Itaimbé Palace hotel e reuniu empresários, representantes do poder público municipal, entre eles o prefeito Jorge Pozzobom, deputados e vereadores.
O que disse General Mourão
O vice-presidente traçou um panorama da atual situação econômica e política no Brasil e no mundo, sobretudo nos eixos de maior evidência, como Estados Unidos, China, Russa e União Européia. Além disso, trouxe uma retrospectiva daquilo que o país enfrentou no período de pandemia. Confira algumas falas:
Crise provocada pela pandemia e pela guerra da Rússia X Ucrânia
“As crises acontecem e a cada vez que acontecem temos que buscar uma solução conjunta para uma rápida solução (...) Esse pacote todo (pandemia e guerra) veio sacudindo a vida das pessoas. E muitos deixaram de acreditar nos princípios democráticos e do capitalismo, gerando muito medo. (A crise causou) Ressaca econômica violenta no mundo, que provocou a escassez de suprimento e causou um grande aumento da inflação.”
Inflação
“Inflação é um desafio político e econômico que causa ansiedade na população. É um problema que afeta todas as nações do mundo. Lamentavelmente as grandes empresas de comunicação não tratam a questão de forma homogênea, fazendo parecer que esse é um problema só nosso (...) A solução foi a retirada de dinheiro de circulação através da alta de juros.”
China
“30 milhões de imóveis construídos na China. Todos desocupados. Isso causa refluxo no setor e acarreta em desemprego. Emprego e segurança alimentar são questões de segurança nacional, na China.”
Guerra Rússia X Ucrânia
“A Rússia sempre considerou que aquela região é uma área de segurança do país. A partir do momento que uma aliança ocidental começa a olhar para esses países, faz com que Putin se sinta ameaçado”
Polarização política
“Polarização política ocorre no Brasil e em outros países. E a independência dos poderes, hoje, está em xeque. Há um desequilíbrio entre os poderes e resulta no que se chama de ativismo judicial”
Dívida Pública
“Nós temos 81% de dívida pública. E existe uma discussão de qual o nível de dívida pública que se pode ter. O Japão tem 250% de dívida pública. Os Estados Unidos mais de 100%. A questão não é o valor da dívida, mas a qualidade da dívida. Não se pode ter dívida para pagar salário. Mas dívida para investimento, em infraestrutura, em inovação, é uma dívida salutar.”
Texto e foto: Guilherme Bicca